Páginas

NOVO PROJETO


PROJETO DE CRIAÇÃO DO NOVO ESPETÁCULO DA CIA SOMA

Este projeto na íntegra, como descrito abaixo, tem um orçamento total de 80 mil.
O valor de 60 mil é referente só a produção do espetáculo.

OBJETIVOS

Este projeto tem como objetivos:

-montagem e estreia do novo espetáculo da Cia Soma;

-contribuir para a democratização do acesso à cultura, com o espetáculo sendo apresentado apenas em regiões periféricas;

-contribuir para a difusão das danças  tradicionais brasileiras;

-estimular o envolvimento dos artistas e da comunidade locais, em todos os espaços de apresentação do espetáculo;

-envolver o público no processo criativo de desenvolvimento de um espetáculo;

-promover um intercâmbio de ideias e experiências com outros artistas da dança (e das artes cênicas);

-compartilhar publicamente o processo de criação do espetáculo e a metodologia de trabalho corporal da Cia Soma.



DESCRIÇÃO

O projeto é composto por cinco ações:

1) Montagem do novo espetáculo da Cia Soma

O ponto de partida para a criação do quarto espetáculo da Cia Soma nasceu durante uma pesquisa realizada pelas suas integrantes na Europa e na Índia, no ano de 2012. O propósito da viagem foi investigar a atual cena contemporânea da dança (e também do teatro e do circo) nesses países, por meio de contato com diversos artistas, participações em workshops e observação de diferentes obras e espetáculos. Além disso, o grupo apresentou sua pesquisa corporal, apresentando espetáculos e oficinas.

Durante a viagem, em exercícios de improvisação experimentados com outros artistas em diferentes ocasiões, a Cia Soma usava como base duas figuras - uma masculina e outra feminina - inspiradas em personagens do Cavalo Marinho (manifestação popular presente no nordeste do Brasil). Isso sugeriu para as integrantes do grupo um arquétipo com movimentações características, que não somente direciona os movimentos, mas também as atitudes dessas personagens e uma certa "psicologia" de cada uma. Como se tratam de arquétipos universais, diferentes trabalhos que foram assistidos durante essa temporada no exterior- como os espetáculos do Odin Teatret na Dinamarca, as cenas de Kathakali na Índia e os números de circo na Itália - serviam de referência para a composição dessas figuras. No decorrer da viagem, a Cia Soma passou a experimentar a interação entre as duas personagens, e sobre essa base é que a nova obra será construída.

Esse novo espetáculo representa um desenvolvimento no trabalho da Cia Soma. Seus três espetáculos anteriores são formados por coreografias e cenas desvinculadas umas das outras, cuja elaboração conduziu uma pesquisa técnica com a dança e levou à busca de uma linguagem corporal baseada nas manifestações da cultura popular brasileira. Atualmente, após quatro anos desse processo de criação e pesquisa, foi possível para a Cia pensar na criação cênica de uma nova maneira, em que o foco maior não reside mais na estética corporal ou na pesquisa corporal (embora esta pesquisa ainda não tenha se esgotado), mas sim no que pode ser expressado tendo essa estética como ferramenta.

Durante o processo de criação do espetáculo, serão convidados dois artistas da dança (que serão definidos posteriormente) que vêm trabalhando a intersecção com as linguagens cênicas do teatro e circo. Isso vem ao encontro de um desejo antigo da Cia Soma, de pesquisar as possíveis formas de diálogo entre as linguagens da dança, do teatro e do circo, e como isso pode ser processado na construção cênica. Um desejo que a passagem recente por outros países consolidou, já que as experiências de trabalho e intercâmbios com outros artistas ofereceram novas possibilidades de caminhos para a criação, além de ampliar o vocabulário corporal das bailarinas para outras linguagens cênicas.


2) Apresentação de cenas do espetáculo

Durante o processo de criação do espetáculo, as bailarinas da Cia Soma, acompanhadas pelo diretor, irão apresentar cenas ainda não finalizadas em cinco espaços: Associação Cultural Monte Azul, EMEF Desembargador Amorim Lima, Oca- Associação da Aldeia de Carapicuíba, Instituto Alana e Projeto Âncora.  

Em cada espaço será apresentada uma cena específica, que será inserida dentro da programação do local. Ao fim de cada apresentação, haverá um breve bate-papo com o público que, conforme o espaço, será composto por crianças, jovens e adultos, entre eles estudantes de artes e educadores. 

A ideia dessa ação é envolver o público no processo de criação da obra, e torná-los também co-autores, na medida em que as reações e impressões sobre as cenas mostradas serão integradas ao processo de desenvolvimento do espetáculo.

3) Realização de duas apresentações de demonstração do processo criativo

Destinadas a artistas e pesquisadores da área da dança, essas apresentações irão demonstrar o trabalho técnico da Cia Soma com as danças brasileiras, e o processo de construção cênica. Participarão as integrantes do grupo e o diretor do novo espetáculo. Após as demonstrações, haverá um bate-papo com o público presente. As apresentações ocorrerão no Instituto Brincante, onde a Cia Soma realiza seus ensaios. 

4) Realização de dez apresentações do espetáculo, seguidas de uma confraternização com o público.

As apresentações - todas com entrada franca - ocorrerão em teatros e espaços localizados na região periférica da cidade de São Paulo, em locais como CEUs, ONGs, escolas públicas e/ou associações. 

Após as apresentações, haverá uma confraternização com o público. Essa ação abrirá espaço para que, de modo mais próximo e informal do que num bate-papo, possa ocorrer uma troca de impressões e curiosidades sobre o espetáculo assistido, entre as artistas e o público.

A ideia dessa confraternização nasce da vivência da Cia Soma com os ritmos brasileiros, e em decorrência, com uma festividade tradicional do país bastante peculiar e ainda raramente vivenciada pela população periférica da ciadde de São Paulo. Como os espaços de apresentação serão locais onde as integrantes do grupo já realizaram algum tipo de atividade - e que portanto já possuem algum grau de familiaridade com os ritmos tradicionais brasileiros trabalhados pela Cia Soma - essa festa final torna-se um espaço para que o público frequentador desses locais experimente as características que esses ritmos têm em sua forma de origem: a descontração, a brincadeira e a relação entre os participantes da festa. 

A forma exata com que a confraternização irá ser organizada será combinada com cada espaço de apresentação. A ideia é convidar e estimular a participação dos artistas e da comunidade locais, que podem desde tocar músicas até levarem pratos cozinhados por eles.  

5) Produção de material de registro do processo de criação do espetáculo 

Todo o processo de criação da nova obra será acompanhado por uma pessoa que fará registros escritos e audio-visuais que resultarão em um "caderno", que conteria ainda textos técnicos sobre a metodologia de trabalho corporal da Cia Soma e textos das integrantes do grupo e de outras pessoas da equipe. Essa pessoa, a ser definida posteriormente, deverá ser um jovem estudante da área da dança.

Esse material será devidamente diagramado e revisado, e distribuído em dois formatos: impresso, para os espaços onde ocorrerem as apresentações, e digital, que será disponibilizado no site da Cia Soma para download gratuito.

PLANO ESTRATÉGICO E CRONOGRAMA

Os três primeiros meses serão dedicados aos ensaios preparatórios. Durante essa etapa, a Cia Soma terá aulas de:

-preparação corporal: trabalho de resistência e condicionamento físico atrelado às necessidades da linguagem corporal desenvolvida pela Cia Soma;

-alinhamento postural: trabalho com o balé clássico como base para o alinhamento do corpo;

-estado de prontidão: um dos principais alicerces do trabalho corporal da companhia. As manifestações populares, também conhecidas como brincadeiras, explicitam em seu nome a existência de um equilíbrio entre limites e liberdade de criação, capaz de provocar no brincante um estado corporal de permanente prontidão. A partir de exercícios de improvisação, são estabelecidas regras que conduzem um trabalho de modulação de energia.

Durante todo o projeto, os ensaios ocorrerão de 2a a 6a, com quatro horas diárias.  Também nessa etapa, haverá a participação dos dois artistas da dança convidados (que serão definidos no início de execução do projeto).

No terceiro mês, haverá a apresentação das cenas curtas, assim como os dois ensaios abertos.

Durante os três primeiros meses, serão feitos os contatos com os espaços culturais, para reserva de pauta e fechamento dos locais de apresentação dos espetáculos. 

O quarto e quinto meses serão dedicados aos ensaios de criação e ao desenvolvimento dos projetos de luz, cenografia, figurinos e trilha sonora. Nesses meses, os flyers e cartazes de divulgação serão distribuídos, e serão definidas as estratégias de comunicação para cada local de apresentação, em conjunto com a equipe desses locais.

Durante todos esse meses, o processo de criação e produção do espetáculo será acompanhado por um estudante da área de dança (a ser definido no início de execução do projeto), que fará o registro do mesmo, por meio de textos, fotos e vídeos. 

No último mês, serão realizadas as 10 apresentações (que ocorrerão também em dias de semana), e o material resultante do acompanhamento do processo de criação será transformado num "caderno", que então será distribuído para os locais de apresentação e disponibilizado para download gratuito no site da Cia Soma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário