Páginas

LONDRES - Homenagem a loucura

Num lindo domingo estávamos nós na London School of Samba para ensinar um tal de frevo e caboclinho.

Quando entramos na sala ensolarada tinha já e apenas um homem. Pronto. E logo nos alertaram que ele era o "louquinho" da escola.

Do início ao fim ele foi o primeiro da fila, dançando mais do que todos, até não poder mais. Pegava os passos muito rápido e dançava do seu jeito, bem particular. Chegou até a nos remeter a um autêntico passista de frevo, desses que a barriga e a pele corada chegam antes que a dança; que a flacidez e a inabilidade nao impedem de dançar com a sua particularidade extravagante!

E foi assim… no fim da aula ele veio conversar, e falava coisas tão inesperadas que uma de nós chegou a achar que não estava entendendo direito o inglês. Então ele repetiu tudo em espanhol. 

Disse que aprendia os passos das danças mas quando ia procurá-las no youtube percebia que era tudo muito diferente, porque nos vídeos ele via que cada um fazia aquele suposto passo de maneiras muito particulares e consequentemente diferentes, e que ele chegava a ter dificuldade de identificar os passos. E que além disso ele percebia que era possível pegar um passo de um certo ritmo e usá-lo em outros ritmos, sempre adequando-os as novas bases musicais.

E com tudo isso ele percebia o quanto era difícil fazer essas coisas que ele via nos vídeos. Que era preciso ser um profissional para conseguir. Mas que era exactamente isso que ele gostava!

Sim! E na rápida e simples explanação ele sem querer ou querendo falou do nosso trabalho.

E terminou cantando em portugues um pedaço de um samba que dizia que a dança era seu vício, a dança era a sua filosofia.

Quem dera se fossemos todos loucos! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário