Páginas

LONDRES - Laban


Em 1879 nasce Rudolf Laban. 
Dançarino, coreógrafo e teórico do movimento, Laban foi um dos fundadores da dança moderna europeia. E até hoje, em Greenwich, uma universidade de dança com o seu nome. Estudante de arquitetura que foi, o que lhe rendeu estudos profundos do movimento em relação ao espaço, nada mais lógico do que a Trinity Laban ser baseada num prédio pensado para o movimento. Luz, cores, espaços.
Tudo isso constrói uma imagem para o resto do mundo que quer queira quer não faz desse lugar e desse nome uma espécie de mito, daqueles que cada um cria na sua cabeça o que imagina ser.


Durante esse último mês convivemos intensamente com dançarinas estudantes da Laban, o que nos rendeu, além de apresentações, acesso ao interior do prédio, possibilidade de ver algumas aulas, trabalhos de conclusão de curso, sem contar as inúmeras conversas sobre a dança.  À elas somos imensamente gratas, Flora, Sivan, Masa e Cony! Nossa família londrina sem nenhuma inglesa.

De tudo isso notamos o quão difícil é construir uma instituição de ensino para a dança. Que aulas ter, que questões exigir, que limites burocráticos concordar, enfim… O primeiro susto que levamos foi saber que não se tem aula de "Laban", como se costuma achar facilmente no Brasil. Aqui se tem um ou dois semestres de "Choreological Studies" e o resto são as indicações de Laban aplicadas em técnicas como Balé, Graham, Cunningham, Contato improvisação e Release. Afinal Laban dizia que não tinha nenhum método e não desejava ser apresentado como tal.

Aos poucos fomos ouvindo os prós e contras e passamos do amor ao ódio e do ódio à admiração. Contando todos os contras, por muitos que sejam, a Laban continua sendo uma universidade de dança inspiradora no sentido da estrutura, do espaço, dos profissionais que ali estão e das oportunidades de desenvolvimento pessoal. Uma admiração também por sabermos que no Brasil ainda não temos algo parecido com isso e que essa inspiração pode nos levar não à uma reprodução do mesmo padrão, mas à criação de algo que seja tão representativo para nós, como hoje é a Laban para a dança contemporânea na Europa.

                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário